quinta-feira, 5 de junho de 2008

SEMINÁRIO REGIONAL DE AGROTÓXICO DO ACRE

Pela primeira vez acontecerá no Estado do Acre, o Seminário Regional da Região Norte. Como o nome já diz estarão presentes profissionais de toda a região , além de Minas Gerais, haja vista que foi lá que se realizou a primeira edição do mesmo sob a coordenação do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e desde então o órgão envia seus representantes como forma de incentivo aos estados organizadores.
O evento ocorrerá nos dias 16, 17 e 18/09/2008. Na oportunidade será apresentado também o Ciclo de Palestras da Superintendência Federal de Agricultura.


O Acre esteve presente no 6º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional de Agrotóxicos, ocorrido em Belém - PA entre os dias 09 e 13 de junho. Os enviados do Estado foram os Engenheiros Agrônomos Oder Gurgel e Pedro Arruda (IDAF) e Manoel Menezes (SFA/MAPA).
Na ocasião, além dos temas programados pela comissão organizadora, a equipe acreana esteve reunida com os representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ANDEF (órgão patrocinador) e AGROPEC (entidade organizadora), para ultimar os preparativos para o Seminário a ser realizado no Estado, onde ficaram assegurados recursos, palestrantes e apoio logistico para a plenitude do mesmo.


DA ORGANIZAÇÃO
Após o encerramento do primeiro evento (6º Encontro de Fiscalização), no dia 11/06, foi escolhida uma comissão para redigir a Carta de Belém, que nada mais é do que compilar e organizar todas as propostas retiradas da plenária e aprovadas pela sua maioria.
Dentre os componentes dessa comissão estava o Engenheiro Agrônomo Oder Gurgel, como coordenador do próximo Seminário Regional.
Nos dias 12 e 13/06, relizou-se o segundo evento (Seminário Nacional de Agrotóxicos), onde presenciou-se amplo debate, com palestras de representantes de vários órgãos públicos e entidades privadas. Foi um verdadeiro sucesso, com riqueza de temas, público (todos os Estados se fizeram representados) e palestrantes altamente capacitados.
O encerramento se deu com a leitura da Carta de Belém, a qual foi aprovada totalmente e com apenas uma ressalva (representante do PR).


DA INTEGRAÇÃO

Ciente de que a integração é fundamental para se atingir patamares mais elevados, a equipe do Acre também buscou experiências junto aos técnicos do Estado de Rondônia, que já realizaram seu Seminário Regional (2006), ali representado pelos Engenheiros Agrônomos Sergio Miranda (ex-IDARON e hoje MAPA) e Augusto (Gerente de Defesa Vegetal da IDARON). Esta é mais uma prova da funcionalidade do trabalho cunjunto que hoje vivenciamos entre IDAF e IDARON.
São atitudes como esta que nos dão a certeza de que o evento a ser realizado em nosso Estado será coberto de êxitos em todos os sentidos.