segunda-feira, 25 de agosto de 2008

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

Todo dia 22 de agosto é comemorado o "Dia Nacional do Campo Limpo", data festiva criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - INPEV e as Empresas que o compõem, e tem como objetivo principal levar os conhecimentos sobre os problemas causados pelo uso indevido dos agrotóxicos, mas, principalmente a necessidade da devolução das embalagens vazias, sem o que as mesmas serão lançadas em rios e igarapés, contaminando o meio ambiente e a saúde da população.
No Acre não foi diferente, o INPEV e a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Acre - ARAAC, organizaram um belíssima festa onde participaram alunos de diversas escolas de nosso Estado. O evento contou com palestras, brincadeiras e lanche à vontade.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal - IDAF, como órgão de fiscalização do transporte, comércio e uso de agrotóxicos não poderia ficar de fora de um evento de tamanha importancia. Assim sendo, esteve presente com dois de seus técnicos (Agrônomos Oder Gurgel e Josiel Figueiredo), para também levarem a mensagem do Governo.
ALTERNATIVAS AO USO DO FOGO II
Sexta-feira (22/08/08) concluiu-se mais uma etapa do curso sobre alternativas ao uso do fogo no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Desta vez tivemos a grata satisfação de receber o Dr. Clóvis Brasileiro Franco para ministrar o módulo "Recuperação de Solos Degradados e Sistemas Agro-florestais". Como sempre acontece neste curso, os temas foram divididos entre teoria e prática, esta última realizada em um SAF no município de Bujari, na propriedade do Sr. Severino (que também participa do curso). Na foto acima os três técnicos do IDAF (os eng. agrônomos Oder, Joelma e Pedro) que participaram da prática.
Os plantios seguidos em uma mesma área e utilizando-se as técnicas tradicionais tem aumentado assustadoramente o tamanho das áreas degradadas, necessitando portanto de alternativas ao uso indiscriminado do fogo, com técnicas acessíveis ao pequeno produtor e uma assistência técnica mais efetiva e eficaz junto ao mesmo. Este módulo mostrou tudo isso de uma forma simples e objetiva.
Ao término do curso esperamos que todas as informações repassadas aos participantes sejam direcionadas imediatamente a quem mais precisa: o produtor rural.
Após a aula prática o instrutor do módulo reuniu todos os participantes na Associação de Homens e Mulheres do Ramal Espinhara, a qual é presidida por Dona Lúcia, para a avaliação do dia.
Enquanto o módulo seguinte não vem (que por sinal será bastante puxado, pois trata-se de uma semana inteira), os participantes aguardam ansiosos, pois além do conteúdo, trata-se de uma verdadeira festa de confraternização.